Vocês gostam de música? Se a sua resposta for sim, então vocês têm uma “important tool” ou uma importante ferramenta para seu próprio “learning process” da língua inglesa.
Eu afirmo isso baseado em minha experiência pessoal, pois desde o início dos meus estudos de inglês lá na minha pré-adolescência, como eu falei no episódio anterior, eu logo de início comecei a usar músicas como forma de absorver mais vocabulário, treinar minha pronúncia e minha capacidade auditiva de compreensão do inglês.
Eu comecei com uma música do “Wham“, banda da década de 80, do George Michael, a música chama “Careless Whisper“.
Essa banda foi muito famosa na minha adolescência, e eu tenho que confessar que tinha uma quedinha pelo George Michael, naquela época, na minha inocência de menina não tinha ideia da preferência sexual dele, não que eu tenha nada contra isso, longe de mim! Cada um no seu quadrado! Liberdade para todos! Vejam o vídeo da música:
A escola na qual eu estudava oferecia um encarte com letras de músicas todo mês, com a letra e a tradução das canções, e essa era uma de minhas favoritas, então eu peguei a tradução, gravei a música do rádio numa fita cassete, alguns de vocês nem devem saber o que é isso, era como nós fazíamos naquela época. Essa é uma foto de uma fita cassete para quem nunca tinha visto uma. Continuando, peguei a tradução da canção e fui ouvindo parte por parte até tirar a letra toda em inglês de ouvido, muito mais difícil do que só pegar o encarte e cantar junto, mas eu fiz isso como desafio para mim mesma para ver até onde eu conseguia chegar sem a ajuda do meu professor. Resultado, consegui tirar a letra toda da música e fiquei super orgulhosa de mim mesma, afinal estava apenas no primeiro estágio da escola em que estudava. Daí para frente passei a usar os encartes para praticar todas as músicas que podia, e também havia naquela época umas revistinhas com partituras de músicas internacionais que eu sempre comprava, apesar de não ler partituras, o que me interessava mesmo eram as letras das músicas.
Hoje tudo ficou mais fácil para quem quer utilizar essa ferramenta para o aprendizado do inglês, temos o site Vagalume, por exemplo, que oferece milhares de letras de canções e já traz o link do vídeo no YouTube, onde você já pode assistir aos vídeos das músicas que selecionar para estudar. Esses são os sites que eu, pessoalmente, mais uso, atualmente, para trabalhar música com meus alunos.
Então, fica a dica: usem e abusem das tecnologia a seu favor para aprender inglês de forma prazerosa, ouvindo seus artistas favoritos e assimilando vocabulário, desenvolvendo sua habilidade auditiva e sua pronúncia e se aproximando mais e mais do inglês nativo enquanto curtem um som!
Apesar de ter várias escolas boas de inglês, um professor particular pode oferecer maior dedicação ao aluno em uma aula particular de Inglês. Professora com muita experiência em ensinar línguas e adaptar as aulas de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos. Habilidade de interagir e muita experiência com alunos de todas as idades. Muita flexibilidade e postura assertiva. Experiência morando e estudando inglês em San Diego e Los Angeles. Bacharel em Letras: Inglês e Português pela USP. Certificação de Proficiência em Inglês pela Universidade de Cambridge CPE, nota A. Examinadora de Cambridge. Inglês muito próximo ao nativo.