Muitos alunos me perguntam como se pronuncia o TH no inglês. Então hoje resolvi falar um pouco sobre as duas pronúncias possíveis desse conjunto de letrinhas que deixa, principalmente, os alunos brasileiros de cabelos em pé, pois não existe em português e não é nem igual ao som do S nem do F.
E por que falar de fonética num blog? Ora, porque desvendar os mistérios de uma boa pronúncia na língua que se quer aprender é como descobrir um tesouro escondido, ou seja, tudo de bom para a auto estima do falante da nova língua.
Então vamos às vias de fato.
Há duas maneiras de se pronunciar o TH no inglês, uma delas é aquela das palavras “thing:/θɪŋ/ ou think:/θɪŋk/ ou through:/θruː/”. Vocês conseguem perceber o que todas elas têm em comum? Esse símbolo fonético aqui /θ/ que representa o som do TH e faz com que nós tenhamos que posicionar a nossa língua entre os dentes e dar um leve sopro para falar a palavra, para começar a pronunciar esse som vocês podem fazer o som do s, colocar a língua entre os dentes e pronunciar o TH:/θ/. Esse é o som do TH desvozeado porque não vibra as pregas vocais.
A outra maneira de se pronunciar o TH em inglês é o das palavras “that:/ðət/ ou those:/ðəʊz/ this:/ðɪs/ ou these:/ðiːz/”. Dá pra ver o que elas têm em comum? Esse símbolo fonético aqui /ð/ que representa o som do TH e nesse caso é vozeado e faz com que as pregas vocais vibrem. Vocês podem começar pronunciando o som do z do português, posicionar a língua entre os dentes e pronunciar o TH:/ð/.
Navegando na internet quando pesquisava conteúdos para meus posts eu me deparei com os vídeos da professora Carina Fragozo e encontrei entre eles, este em específico, que fala exatamente sobre o que eu estava explicando aqui. Então deixo o vídeo dela com dicas super interessantes sobre a pronúncia do TH e mais exemplos de palavras que levam esse sons e outras que têm TH e não levam esses sons também, divirtam-se!
Apesar de ter várias escolas boas de inglês, um professor particular pode oferecer maior dedicação ao aluno em uma aula particular de Inglês. Professora com muita experiência em ensinar línguas e adaptar as aulas de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos. Habilidade de interagir e muita experiência com alunos de todas as idades. Muita flexibilidade e postura assertiva. Experiência morando e estudando inglês em San Diego e Los Angeles. Bacharel em Letras: Inglês e Português pela USP. Certificação de Proficiência em Inglês pela Universidade de Cambridge CPE, nota A. Examinadora de Cambridge. Inglês muito próximo ao nativo.